domingo, 14 de outubro de 2012

Clamídia

Doenças sexualmente transmissíveis

Clamídia é uma grave doença sexualmente transmitida. Propaga-se pelo contacto sexual, incluindo o sexo oral-genital. Os sintomas, que podem desenvolver-se num prazo de sete a vinte e um dias, incluem um corrimento claro e dor quando urina ou pratica sexo. Contudo, geralmente setenta por cento das mulheres e dez por cento dos homens não apresentam sinais ou sintomas, Por cada homem com clamídia, há dez mulheres infectadas.
Se, numa mulher, a infecção não for tratada, pode desenvolver-se nas trompas de falópio, que, se não for tratada, pode resultar em esterilidade  Se esta infecção se propaga, resulta numa doença inflamatória pélvica (DIP), requerendo hospitalização. A DIP pode resultar num aumento do risco de gravidez ectópica e de esterilidade  Se uma mulher tiver clamídia na altura de dar à luz, o bebé pode desenvolver infecções dos olhos ou pneumonia. é por isso que a lei obriga que sejam dadas a todos os bebés, gotas antibióticas nos olhos, ao nascerem. Nos homens, ao não ser tratada, a clamídia pode resultar em esterilidade.
Os testes para despiste da clamídia não são feitos rotineiramente, a menos que haja sintomas ou requeira especificamente esta análise. Um esfregaço é tirado do colo do útero, na mulher, ou da uretra ( a abertura do pénis), nos homens. Se um dos parceiros tiver clamídia, o outro deve ser tratado automaticamente.
A análise não é dolorosa. Dirija-se a uma clínica ou ao seu médico de família.
O tratamento consiste em antibióticos tomados oralmente durante dez dias. Tome a medicação conforme o prescrito e abstenha-se de qualquer prática sexual até fazer  novas análises e estar curada.
A melhor protecção, a única protecção, é a abstinência de qualquer prática sexual, ter uma relação estritamente  monogâmica ou usar um preservativo. E mesmo assim as mulheres deviam pedir análises para despiste da clamídia no seu exame médico anual.

...e você já teve ou conhece alguem que tenha tido uma má experiência?

Sem comentários:

Enviar um comentário